brevíssimo apontamento sobre VAIDADE

On terça-feira, abril 27, 2010

Segundo a "wikibible":
"
A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos."

Mas depois, meus queridos, o que aparentemente é positivo, abre-se e encontra-se um fosso.

Hoje em um encontro com uma amiga comentei: "Em que mundo eu fui cair". Minha condição é integrante de um "mundo", "meio" muito complicado de se conviver, principalmente quando você tem princípios ou quer (tenta) levar uma vida mais sóbria em muitos aspectos.
Na verdade, se pararmos para pensar, em todos os "mundos" tudo, mas tudo é vaidade. Mas dentre vários tipos de vaidade, como o ganancioso, estético, pecado capital, etc, resolvi apontar no que é mais forte e expressivo nesse todo , como o de ser admirado.

A necessidade do homem ser apreciado é impressionante para seu egocentrismo, independente de sua condição social, amorosa....mas me pego nesse pensamento, de repente, e me pergunto em relação ao argumento:

"Um homem presunçoso está simplesmente satisfeito com o efeito que produz nos outros. Um homem vaidoso está satisfeito com o efeito que produz em si próprio. ”
- A conceited man is satisfied with the effect he produces on himself.
- "And even now, and A Christmas garland‎" - Página 114, Sir Max Beerbohm - Dutton, 1960 - 275 páginas

Creio que este tipo de vaidade é algo passageiro, até pq não se sustenta um motivo tão frágil e desmascarador. Neste meio que comentei, essa atitude induz ao ser aceito e ao aparecer, tornando excluídas qualidades ou simplesmente "Deve-se deixar a vaidade aos que não têm outra coisa para exibir."

A levianidade de sentimentos e atitudes torna o convívio esdrúxulo e a perda de oportunidades de se valorizar momentos e situações, consequentemente pessoas, que agregariam ao crescimento e vivências interessantes.
Mas realmente, para quem "exala" essa atitude, tem a percepção de tudo isso? O mundo se torna tão vago e tão artificial que quando ela não puder mais utilizar deste artifício, o que restará a ela? Digo em relação ao tempo, "pedras no caminho", rompimentos não planejados de seu próprio sistema.....
Passa-me rapidamente que todos nós temos, nem que seja 1% disso, cabe a cada um dar limites.
É uma tentação falar sobre isso, tanto de por passar na pele, quanto cair nisso tudo. Mas não podemos deixar as claras aquilo que possa incomodar, até pq o entendimento em diversas situações tem de vir com algo diretamente "carapuçado".
Mas que cansa, realmente, e se torna algo tão frágil e vazio, que quando por exemplo há falta de algo, se procuram meios e atitudes para que seja realizada realmente e seja executada tal ação. Acaba se tornando um vício a pessoas fracas e estéticamente viciadas...rs
Cabe então, parar para ver realmente aquilo que se quer, levar a sério a condição em que se está e não deixar se perder por uma vaidade que é momentânea e efêmera. Nem tudo que tem agora, terá daqui à 3 dias, 3 anos... Valorizar seu momento da melhor forma, absorver valores e dar valores.
Sei que nesse mundo é complicado, mas com certeza dar limites a isso você não se aborrecerá e muito menos a outros. Não queira ter tudo e "controle de tudo, todas as atenções nas mãos."
Reveja enquanto é tempo. Faça de sua vaidade algo respeitoso e natural.
Tudo é vaidade, realmente, mas há de ter capacidade de domá-la.

"A vaidade é a sinceridade em pessoa."

2 Response to "brevíssimo apontamento sobre VAIDADE"

  1. :: Helô :: Said,


    Tô ficando viciada em ler você...rss.....
    Put´s tendência o teu blog viu....
    Bjos

     

  2. Dimmy Said,

    Bom .... eu ja to helo... rsrsrsr Lindo... o texto ne... ameiiii... de coração .....
    bj

     

Related Posts with Thumbnails